Biologia:Teoria da vida

Plantas

08-01-2011 20:41

Com seu colorido e perfume, a delicadeza acetinada das pétalas ou a tênue rugosidade das folhas, as plantas trazem p/ dentro de sua casa um pouco do encanto e do frescor  da natureza.Dão vida à decoração e exigem pouco espaço.Com informações práticas sobre suas necessidades, você as mantém sempre bonitas.

 

 _Elemento indipensável p/ as plantas, a luz precisa ser muito bem dosada, de acordo com as necessidades de cada espécie.Se a luminosidade for insuficiente ou excessiva, as plantas terão seu desenvolvimento prejudicado e, em casos extremos, poderão ficar doentes e até morrer.

 

_Nosso clima tropical propicia o desenvolvimento de um grande número de folhagens exuberantes, coloridas e das mais variadas formas.De modo geral, são as plantas que requerem bastante umidade e calor.Porém, cada espécie exige cuidados específicos quanto às regras, temperatura e umidade do ambiente.

 

_Quem tem as plantas em casa frequentemente se defronta com pequenos problemas: há aquelas que estão altas demais p/ o espaço disponivel, outras já não cabem mais no vaso original e o jardim pode estar precisando de uma reforma.Com boas ferramentas e técnicas especiais, como o replantio e a alporquia, isso se resolve com facilidade.

 

Além das regas e adubações rotineiras, as plantas precisam de outros cuidados,em particular os referente à higiene.Acompanhando  atentamente o desenvolvimento de cada espécie,você poderá perceber as primeiras manifestações de futuros problemas, e evitar, por exemplo, que elas sejam ameaçadas pelas pragas. 

 

_ As plantas reproduzidas pelos métodos vegetativos,que excluem o uso de sementes,tornam-se resistentes às doenças,crescem rapidamente e logo florescem.As espécies que produzem touceiras,ou novos rebentos,multiplicam-se com muita facilidade se essas subdivisões naturais forem devidamente aproveitadas na época correta.

 

__Bulbos ¹: Caracterizadas pela presença de gemas germinativas  e reserva de alimentos nas partes subterrâneas,as plantas bulbosas conseguem sobreviver em condições desfavoráveis.Elas aparecem nos mais diversos ambientes: nos climas frios e nos quentes,em terrenos secos ou úmidos.

 

_Bulbos²: Com alguns cuidados básicos,pode-se conseguir que as plantas bulbosas floresçam no mesmo ano em que foram plantadas.O primeiro passo consiste em identificar corretamente as diferentes categorias de bulbos e saber como e quando se deve efetuar a multiplicação.Depois,é preciso suprir as necessidades individuais de cada tipo de planta.

 

 

 

 

 

Procurar no site

Contatos

Introducaoabotanica